segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Banco de projeto


  1. NOME DA CURSISTA:

Andréia Lúcia Parizotto

  1. ESCOLAS:

Escola Centro Educacional de Ensino de 1º Grau

Escola Municipal Taquaral

Escola Municipal Imigra

Escola Municipal São Luiz

Escola Municipal Banhadão

  1. ANOS:

Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 4º Ano).

  1. NÚMEROS DE ALUNOS:

São 111 alunos.

  1. TITULO DO PROJETO:

LEARNING ENGLISH IT’S AMUSING!

(Aprender Inglês é divertido!)

  1. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO:

E um projeto apenas da Língua Inglesa. O vocabulário a ser trabalhado acompanhará o projeto maior do grupo (quando possível), fazendo assim, mais sentido ainda para cada aluno ter um bom motivo para aprender.

A motivação dos alunos é essencial para o aprendizado acontecer, por isso a proposta é propiciar situações onde os alunos sintam a necessidade da comunicação nesta língua. Além da necessidade, é importante que os alunos percebam a importância e utilidade da língua. Situações cotidianas, de viagem, de receber hóspedes estrangeiros, de leituras de livros e revistas, assistir canais alternativos na TV, são alguns exemplos.

A música será uma excelente ferramenta de ensino de línguas, especialmente para as crianças. Boas canções saltarão ao redor da cabeça de um aluno por muito tempo após a sua lição. Jovens aprendizes pegam vocabulário, estrutura gramatical, e o ritmo da linguagem, simplesmente fazendo o que eles já gostam de fazer ... cantar.

  1. DESCRIÇÃO GERAL:

A língua inglesa é um idioma mundial, pois é utilizada em vários campos, sendo considerada a língua oficial do turismo no mundo inteiro. Até em países adicional mente arredios ao idioma, é possível hoje usar o inglês para resolver os problemas mais frequentes.

Com a economia internacionalizada, o conhecimento do idioma é um pré-requisito cada vez mais importante na disputa por melhores empregos. As empresas que oferecem vagas para trabalhos em que a língua inglesa está envolvida eliminam os candidatos que não falam inglês.

Outro ponto que comprova que o inglês é uma língua internacional, é que a maior parte dos usuários da Internet se comunica em inglês, e a grande maioria das páginas da rede está escrita no idioma.

Entre os povos de língua latina, o brasileiro é o que menos atropela a comunicação, pois tem uma capacidade de se expressar facilmente no idioma, facilidade esta que é justificada entre outras razões pela influência da cultura norte-americana no país.

Levando em consideração a importância da língua inglesa, queremos proporcionar aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de Presidente Castello Branco, o contato com a nova língua através de oficinas que motivem os alunos a querer aprender um idioma estrangeiro, utilizando atividades lúdicas, diversificadas e estimulantes, sobretudo nas horas críticas em que o aluno está tentando decidir se vai ou não com a sua cara, com a sua aula e com o idioma que está tentando ensinar.

  1. TECNOLOGIAS UTILIZADAS:

  • Aparelho de DVD;

  • Aparelho de som;

  • Notebook;

  • Data show;

  1. REFERENCIAS:

ALMEIDA FILHO, José C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3ªed. Campinas – SP: Pontes, 2002.

BECKER, Rosane Nunes. Musicalização: da descoberta à consciência rítmica e sonora. 2ª ed. rev. e ampl. Ijuí – RS: Unijuí ed. 1989.

BELLINCANTA, Fernanda Luísa; MILAN Marilei Golfe; STEIN, Marjorie De Cássia Galuppo. The music on teaching a foreign language. Relatório de estágio supervisionado. Volume único. Concórdia – SC, novembro/2005.

BROWN, H. Douglas. Principles of language learning and teaching. 3rd ed. New Jersey – USA: Prentice-Hall. 1994.


HARMER, Jeremy. The practice of English language teaching. 3rd ed. U. K.: longman. 2001.

HOLDEN, Susan; ROGERS, Mickey. O ensino da língua inglesa. 1ªed. São Paulo – SP: Special book services livraria, 2001.

MASSON, Celso. Som na caixa, Revista Kid +, São Paulo,v. 2 , n . 20, p. 32-35, abr. 2000.

TOTIS, Verônica P. Língua inglesa: leitura. São Paulo – SP: Cortez, 1991.

WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas – SP: Pontes, 1991.

Nenhum comentário: